Target with Four Faces (1955), de Jasper Johns
Monogram (1959), de Robert Rauschenberg
Neodadaísmo
Surge nos Estados Unidos a partir da década de 50. Artistas como Robert Rauschenberg e Jasper Johns retomam certas orientações do movimento Dadaísta, vanguarda do começo do século XX. A denominação dessa vanguarda nova-iorquina, localizada na passagem do Expressionismo Abstrato e a Arte Pop - liga-se precisamente à recuperação de algumas conquistas do movimento Dadá, sobretudo ao uso que os dadaístas fazem de objetos e temas derivados do mundo diário, da mídia e da publicidade. Reabilita procedimentos como a utilização de objetos extra-artísticos nos trabalhos de arte.Os ready-mades de Marcel Duchamp (são também uma das características desse movimento), construídos a partir da combinação inusitada de elementos da vida cotidiana ou das simples exposição de objetos comuns. A utilização de assemblages é outra característica destes artistas. Os assemblages dizem respeito à concepção de que os objetos díspares reunidos na obra, ainda que produzam um conjunto outro, não perdem o seu sentido primeiro. Menos que síntese, trata-se aí de justaposição de elementos, em que é possível identificar cada peça no interior do arranjo mais amplo. Alguns críticos de arte incluem a arte pop no interior do movimento neodadá; outros classificam Rauschenberg e Johns como artistas ligados à arte pop. Johns ficou famoso por suas pinturas da bandeira americana e de outros temas prosaicos, como alvos e mapas dos Estados Unidos. Essas pinturas eram reproduções diretas, mas o artista as tornava curiosas e interessantes pelo trabalho da pincelada. Johns também produziu grande parte de imagens combinando com técnicas de colagem e fotomontagem, como haviam feito os cubistas e os dadaístas. Rauschenberg usou técnicas similares, chamou a atnção do públicopor certas extravagâncias em estilo dadaísta como a sua famosa peça intitulada Monograma (1959).
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