Sinfonia dos Planetas (Marte) – Gustav Theodore von Holst nasceu em Cheltenham, Inglaterra, no dia 14 de setembro de 1874. Gustav Holst viveu na cidade de Thaxted de 1914 a 1925 tendo organizado e conduzido os Festivais Whitsun entre 1916 e 1918. Composta por Gustav Holst no período entre 1914 e 1916, a suite sinfônica "Os Planetas opus 32" foi executada pela primeira vez em 1918 embora sua primeira apresentação pública só tenha ocorrido em novembro de 1920. Esta suite, feita para grande orquestra e vozes, tem a duração de 48 minutos e 19 segundos e está dividida em sete movimentos que, segundo o compositor, refletem a natureza astrológica de cada planeta. Durante toda a sua vida Gustav Holst sempre esteve profundamente mergulhado no misticismo e na astrologia.
Os sete movimentos da suite sinfônica Os Planetas representam os planetas conhecidos na época em que Holst a compôs. Nela estão Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Estranhamente o planeta Terra não está representado. Plutão também não aparece nessa suite mas isso é devido ao fato de só ter sido descoberto em 1930, bem depois da data em que Holst terminou sua composição. Também é interessante notar que alguns planetas aparecem na sinfonia "Os Planetas" de Holst em uma ordem diferente daquela que conhecemos no Sistema Solar. O planeta Marte é o primeiro a ser descrito e, em seguida, aparece o planeta Vênus. Após Vênus temos a parte dedicada a Mercúrio e, depois dela, a suite segue a ordem correta dos planetas conhecidos naquela época: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Aqui está uma pequena descrição da suíte Marte? Este é primeiro movimento da suite "Os Planetas" e tem o subtítulo "O Portador da Guerra" dado pelo autor. Todo esse movimento já estava na cabeça do compositor em 1914, ano em que começou a Primeira Guerra Mundial. O movimento Marte possui 7 minutos e 31 segundos de duração. Seu implacável ritmo no compasso 5/4 e a presença marcante de instrumentos de metal sugere a destruição provocada pela guerra. O competente uso da harmonia e ritmo pelo compositor produz um efeito alarmante e emocional. Este movimento tem sido usado como trilha sonora em vários filmes de ficção científica.:
www.on.br/revista_ed_anterior/.../gustav.html -
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