SEMANA DE ARTE MODERNA de 1922 no BRASIL

on 20 maio, 2010




Antropofagia - Tarsila do Amaral




SEMANA DE ARTE MODERNA
“Não sabemos o que queremos, mas sabemos o que não queremos.”
Oswald de Andrade

ORIGENS
A Semana de Arte Moderna realizada em 1922, na cidade de São Paulo é o marco que propôs uma renovação na arte, escultura, literatura, música e pintura, ou seja, a intenção era romper as tradições estéticas das últimas correntes literárias: Parnasianismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo e Simbolismo. As últimas correntes seguiam padrões rígidos estéticos na arte e na literatura, por isso destacam-se entre os idealizadores da semana Oswald de Andrade, que exerceu o papel de agitador do espírito moderno e o revolucionário Mário de Andrade, o principal líder da herança de 22. Os principais participantes foram:
Arquitetura
- Antônio Garcia Moya - Georg Przyrembel
Dança
- Yvonne Daumerie
Literatura
- Mário de Andrade- Manuel Bandeira- Oswald de Andrade- Guilherme de Almeida- Sérgio Milliet
Preocuparam-se em explicar as novas tendências e teorias:
- Graça Aranha- Ronald de Carvalho- Menotti Del Picchia
Escultura
- Vitor Brecheret
Música
- Guiomar Novaes- Villa-Lobos
Pintura
- Anita Malfatti- Di Cavalcanti- Vicente do Rego Monteiro- Goeldi
REVOLTAS MODERNISTAS
SITUAÇÃO HISTÓRICA
- Início do século XX- I Guerra Mundial- Crise de todos os valores europeus
Movimentos de Vanguarda: Futurismo e Dadaísmo
A Semana de Arte Moderna geraram três datas (1922, 1930 e 1945), que definem bem as diferentes fases desse movimento Modernista:- Primeira fase (1922 a 1930)- Segunda fase (1930 a 1945)- Terceira fase (1945)
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA FASE: 1922 a 1930
A Semana de 22 foi um ensaio de um estilo, que seria definido mais adiante, com uma ansiedade de renovação cultural e artística, por isso pode parecer uma confusão de pensamentos:
Preocupação com o Nacional
A busca pela identidade do povo e tornam-se fundamentais o surgimento de um novo nacionalismo, com questões:
Nacional X Popular

Literatura Brasileira
Usou-se o folclore para a busca da essência do Brasil, uma procura pela alma nacional da cultura brasileira. A primeira fase modernista esqueceu-se da diversidade cultural, os mitos e as tradições do índio são apresentados apenas como símbolo, diferente do nacionalismo que aparece no Romantismo, com José de Alencar. Desconsiderou-se a realidade social do surgimento e de como mantiveram essas tradições indígenas e valores populares ao longo do tempo.
Correntes Vanguardas Européias
As influências assimiladas pela Geração de 22 foram:
Futurismo – Um movimento artístico e literário que surgiu com o poeta Filippo Marinetti, influenciou Oswald de Andrade e Anita Malfatti, que tiveram com Marinetti em viagens à Europa em 1912. O Futurismo despreza o passado para criar o futuro.
Dadaísmo - O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi um movimento que surgiu em Zurique, em 1916, por um grupo de escritores e artistas plásticos. O movimento opõe-se ao equilíbrio, seu principal objetivo é escandalizar.
Fique Atento!
Os modernistas seriam antieuropeus, mas as influências vieram das inovações das vanguardas européias. Como a Semana de 22 foi um ensaio de estilo, pode parecer contraditório, uma confusão ideológica.
Linguagem
Usou-se a paródia, a piada e o sarcasmo para criticarem o seu alvo predileto, o Parnasianismo. Pode-se observar uma linguagem com:
- Liberdade de Expressão
- Coloquialismo
- Cotidiano
- Contemporaneidade
RESUMO DA GERAÇÃO DE 22
LITERATURA
Fase de destruição e experimentação (de 1922 a 1930)
- Pesquisa estética → adaptação de valores- Destruição da linguagem tradicional → principalmente pela paródia
- Nacionalismo (primitivismo) → Pau-Brasil Antropofagia Verde-Amarelo Anta

OSWALD DE ANDRADE → Grande agitador das idéias modernistas
NARRATIVAS – Memórias de João Miramar Serafim Ponte Grande
- panfletos satíricos- paródias- fragmentação
POESIA – Pau-Brasil
- vinculação com o primitivismo (voltado à cultura popular, sem preocupação com a tecnologia)
MÁRIO DE ANDRADE → principal líder teórico do modernismo
FICÇÃO – Macunaíma
- Rapsódia, primitivista do ”herói sem nenhum caráter”- Sátira à linguagem
POESIA – Paulicéia Desvairada – Lira Paulistana
- Primeira obra com elementos modernizadores- Inovação estética- Valorização da realidade de São Paulo
RAUL BOPP → Cobra Norato (poesia) – vinculação à Antropofagia, poema baseado numa lenda amazônica.
CASSIANO RICARDO → Martin Cererê (poesia) – O Brasil dos meninos e heróis e poesia “verde-amarela”
PLÍNIO SALGADO → O estrangeiro – romance ideológico de técnicas vanguardistas (romance)
ANTÔNIO DE ALCÂNTARA MACHADO → Brás, Bexiga e Barra Funda (contos)
- Realismo irônico- Valorização do imigrante e italiano- Estilo Modernista
Michelle Medeiros consa.mmedeiros@acf.org.br
REFERÊNCIA
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira.Cultrix, São Paulo, 2001.

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