Krzysztof Wodiczko nasceu em 1943 em Varsóvia, na Polônia, e vive e trabalha em Nova York e Cambridge, Massachusetts. Since 1980, he has created more than seventy large-scale slide and video projections of politically-charged images on architectural façades and monuments worldwide. By appropriating public buildings and monuments as backdrops for projections, Wodiczko focuses attention on ways in which architecture and monuments reflect collective memory and history. Desde 1980, ele criou mais de setenta escala slide grande e projeções de vídeo de imagens carregadas politicamente em fachadas de arquitetura e monumentos em todo o mundo. Apropriando-se edifícios públicos e monumentos como pano de fundo para as projeções, Wodiczko focaliza a atenção sobre as formas em que a arquitetura e monumentos reflectem memória coletiva e história. In 1996 he added sound and motion to the projections and began to collaborate with communities around chosen projection sites, giving voice to the concerns of heretofore marginalized and silent citizens who live in the monuments' shadows. Em 1996, ele acrescentou som e movimento para as projeções e começou a colaborar com as comunidades em torno dos locais de projeção escolhido, dando voz às preocupações dos cidadãos marginalizados e em silêncio até agora, que vivem em monumentos "sombras da. Projecting images of community members' hands, faces, or entire bodies onto architectural façades, and combining those images with voiced testimonies, Wodiczko disrupts our traditional understanding of the functions of public space and architecture. Projeção de imagens de "membros da comunidade mãos, rostos, corpos inteiros ou em fachadas de arquitetura, e combinando essas imagens com depoimentos expressaram, Wodiczko perturba o nosso entendimento tradicional das funções do espaço público e da arquitetura. He challenges the silent, stark monumentality of buildings, activating them in an examination of notions of human rights, democracy, and truths about the violence, alienation, and inhumanity that underlie countless aspects of social interaction in present-day society. Ele desafia o flagrante, a monumentalidade dos edifícios em silêncio, ativando-os por um exame das noções de direitos humanos, democracia e verdades sobre a violência, alienação e desumanidade que sustentam inúmeros aspectos da interação social no dia a sociedade atual. Wodiczko has also developed 'instruments' to facilitate survival, communication, and healing, for homeless people and immigrants. Wodiczko também desenvolveu "instrumentos" para facilitar a sobrevivência, comunicação e cura, para pessoas sem abrigo e imigrantes. These therapeutic devices, which Wodiczko envisions as technological prosthetics or tools for empowering and extending human abilities, address physical disability as well as economic hardship, emotional trauma, and psychological distress. Estes dispositivos terapêuticos, que Wodiczko antevê como próteses tecnológicas ou ferramentas para fortalecer e estender as capacidades humanas, de incapacidade física de endereço, bem como as dificuldades econômicas, o trauma emocional e sofrimento psíquico. Wodiczko heads the Interrogative Design Group and is Director of the Center for Art, Culture, and Technology, formerly known as the Center for Advanced Visual Studies, at the Massachusetts Institute of Technology. Wodiczko lidera o Interrogative Design Group e é diretor do Centro de Arte, Cultura e Tecnologia, anteriormente conhecido como o Center for Advanced Visual Studies, do Massachusetts Institute of Technology. His work has appeared in many international exhibitions, including the São Paulo Bienale (1965, 1967, 1985); Documenta (1977, 1987); the Venice Biennale (1986, 2000); and the Whitney Biennial (2000). Seu trabalho tem aparecido em várias exposições internacionais, incluindo a Bienal de São Paulo (1965, 1967, 1985), Documenta (1977, 1987), a Bienal de Veneza (1986, 2000), e da Bienal de Whitney (2000). Wodiczko received the 1999 Hiroshima Art Prize for his contribution as an artist to world peace, and the 2004 College Art Association Award for Distinguished Body of Work. Wodiczko 1999 recebeu o Prêmio Hiroshima Arte por sua contribuição como uma artista para a paz mundial, e de 2004 College Art Association Award para o corpo distinto do Trabalho.
0 comentários:
Postar um comentário