Africanidades brasileira

on 10 novembro, 2010




Africanidades brasileiras, na visão Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, refere-se às raízes da cultura brasileira que têm origem africana. Ao modo de ser, de viver, de organizar suas lutas, próprio dos negros brasileiros e, de outro lado, às marcas da cultura africana que, independentemente da origem étnica de cada brasileiro, fazem parte do seu dia-a-dia. Significa estudar um jeito de ver a vida, o mundo, o trabalho, de conviver e lutar por sua dignidade, própria dos afrodescendentes na participação e construção da identidade cultural brasileira. Conhecer e aprender a respeitar as expressões culturais negras que compõem a história e a vida de nosso país.

1) Mostre seus conhecimentos sobre Africanidades brasileiras:

a) Artes Plásticas ( ) Clementina de Jesus, Paulo Moura, Pixiguinha
b) Cinema ( ) Sarapatel, angu, acarajé. cuscuz
c) Culinária ( ) Atabaque, chocalho, cuíca, agogô
d) Danças ( ) Grande Otelo, Zezé Mota, Ruth de Souza
e) Música ( ) Lázaro Ramos, Thaís Araújo. Haroldo Costa
f) Esportes ( ) Heitor dos Prazeres, Rubem Valentim
g) Literatura ( ) Chula, congada, chica
h) Televisão ( ) Glória Maria, Heraldo Pereira
i) Cientistas ( ) Lima Barreto, Cruz e Souza
j) Teatro ( ) Milton Santos, Lélia Gonzáles, Juliano Moreira
k) Instrumentos percussivos ( ) Ademar Ferreira, Leônidas da Silva

2) “Africanidades brasileiras ultrapassam o dado ou evento material, como um prato de arroz cuxá, uma feijoada, uma apresentação de rap, de samba ou um ritual de candomblé, constituem os processos que geraram tais dados e eventos, hoje incorporados pela sociedade brasileira” (Africanidades brasileiras, de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva). Disserte o seu ponto de vista a partir da afirmação ao lado . Mínimo de 10 linhas.

3) Cite 7 palavras, termos ou expressões que estejam relacionadas com nossas africanidades.


4) Pesquise no Google imagens sobre máscaras africanas ou Africanidades. Escolha uma dessas imagens para fazer uma releitura visual e criativa. Entregar separado para a exposição da Semana da Consciência Negra, colocando o nome e a turma (19/11/10).

Obs.: Essa atividade valerá para Códigos e Linguagens.

0 comentários:

Postar um comentário